quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Lei Áurea e Constituição de 1988

Lei Áurea:

a Lei Áurea,que deu fim à escravidão no Brasil,foi sancionada em 13 de maio de 1888,assinada pela princesa Isabel.
Até o fim da escravidão,algumas leis foram criadas para provar que a escravidão estava com seus dias contados.A Lei Eusébio de Queirós foi a primeira delas,criada em 1850,ela abolia o tráfico negreiro,a Lei do Ventre Livre,criada em 1871,libertava os filhos de escravos.E a Lei dos Sexagenários,criada em 1885,libertava os escravos com mais de 65 anos.
A atual regente do Brasil,Princesa Isabel assinou a lei depois de vários anos de movimentos abolicionistas e leis com a tentativa de acabar com a escravidão.O projeto de lei que extinguia a escravidão no Brasil foi apresentado à Câmara Geral, atual Câmara do Deputados, pelo ministro Rodrigo Augusto da Silva, no dia 8 de Maio de 1888. Foi votado e aprovado nos dias 9 e 10 de maio de 1888, na Câmara Geral.
A Lei Áurea foi apresentada formalmente ao Senado Imperial pelo ministro Rodrigo A. da Silva no dia 11 de Maio. Foi debatida nas sessões dos dias 11, 12 e 13 de maio. Foi votada e aprovada, em primeira votação no dia 12 de maio. Foi votada e aprovada em definitivo, um pouco antes das treze horas, no dia 13 de maio de 1888, e, no mesmo dia, levado à sanção da Princesa Regente.O Brasil foi o último país independente  do continente americano a abolir a escravidão.

A palavra Áurea, que vem do latim Aurum, é uma expressão de uso simbólico que significa "feito de ouro", brilhante, magnífico, nobre ou "de muito valor".
O dia 13 de maio é considerado data cívica no Brasil. O decreto n.º 155 B, de 14 de janeiro de 1890, estabeleceu um feriado nacional em 13 de maio, declarando-o "Consagrado á commemoração da fraternidade dos Brasileiros". Este feriado existiu até 15 de dezembro de 1930, quando Getúlio Vargas o revogou através do decreto n.º 19.488.
Texto pessoal:
A Lei Áurea foi realmente importante,porque acabou com a terrível escravidão,mas fortaleceu o preconceito e a desigualdade,mas não estabeleceu direito aos negros que partiram para uma vida livre mas difícil.


Fonte:wikipédia
Postado por Leo
Texto de Leo