sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Escravidão de Branco com Branco


Roma e Grécia possuíam um sistema escravista diferente da nossa concepção atual.
Os escravos eram capturados por conquista ou por divida, Conquista: povos derrotados nas guerras, dívida: aqueles que deviam algum dinheiro tornavam-se escravo para pagar sua dívida.
O "Trabalho Branco" em si, refere-se aos escravos de povos que foram dominados por esses povos (Em principal, a Roma) na qual indiferente de sua cor de pele, os escravos eram pessoas "Não gregas" e "Não Romanas" que não tinham a possibilidade de ascender socialmente.
Apesar disso, muitos gregos camponeses, por serem muito pobres ou por estarem em dívida acabavam se oferecendo como escravos.
África escravizou um milhão de brancos, diz historiador da Reuters, em Washington
Mais de um milhão de europeus foram escravizados por traficante norte - africanos de escravos entre 1530 e 1780, uma época marcada por abundante pirataria costeira no Mediterrâneo e no Atlântico. A informação é do historiador americano Robert Davis, que falou sobre o assunto anteontem.

Segundo ele, embora o número seja pequeno perto do total de escravos africanos negros levados às Américas ao longo de 400 anos -entre 10 milhões e 12 milhões -, sua pesquisa mostra que o comércio de escravos brancos era maior do que se presume comumente e que exerceu um impacto significativo sobre a população branca da Europa.
Uma das coisas que o público e muitos especialistas tendem a dar como certa é que a escravidão [na Idade Moderna] sempre foi de natureza racial --ou seja, que apenas os negros foram escravos. Mas não é verdade, disse Davis, professor de história social italiana na Universidade Ohio State

 “Ser escravizado era uma possibilidade muito real para qualquer pessoa que viajasse pelo Mediterrâneo ou que habitasse o litoral de países como Itália, França, Espanha ou Portugal, ou até mesmo países mais ao norte, como Reino Unido e Islândia."

Postado por: Lucas
Texto tirado da internet.