quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Escravidão atual no Brasil







“Os quarenta trabalhadores foram levados de Açailândia até Paragominas e de lá para a fazenda Vitória. Eles foram agenciados por um “gato” conhecido como Salu. Ele seria o proprietário do Hotel Pioneiro, em Açailândia, onde os trabalhadores eram alojados e contraíam as primeiras dívidas, antes mesmo de chegar ao Pará. Além do hotel, Salu também estaria usando casas alugadas para alojar os trabalhadores”. (O Liberal, 01/07/03). O “gato” é a figura central do trabalho escravo.
Atrás dele esconde-se o dono da fazenda. A região de maior aliciamento é o nordeste: dois, em cada três escravos, são do nordeste: Maranhão, Piauí, Ceará, Bahia, Alagoas; ou, de lá, já migraram para o Pará, Tocantins ou Mato Grosso. A região principal de destino é, atualmente, a nova fronteira do desmatamento, no sul do Pará: Marabá, Novo Repartimento e Terra do Meio (Iriri). A viagem começa de ônibus, passa para o caminhão, até caminhão de gado, trator, barco, a pé, e mesmo de “avionete”. Chegando, o peão não tem mais saída.



Fonte da Reportagem: http://www.pime.org.br/mundoemissao/justicasocialbrasil.htm


A escravidão atual no Brasil é menos evidente que a antiga situação, obviamente.  Porém, não deixa de ser menos exploradora, devido a vários casos isolados flagrando seres que abusam totalmente de uma pessoa ou grupo de pessoas.  É uma situação gravíssima devido a condição de vida que a exploração proporciona à pessoa explorada, e as consequências que o trauma pode causar. 


Texto por: Érica Oliveira