domingo, 6 de novembro de 2011

Canudos



Opositores de Canudos

A população de Canudos despertou a ira da igreja, dos latifundiários e do governo; Da Igreja porque porque a população de Canudos parou de frequentá-la, já que eram um povo pobre que não recebiam nenhum apoio da Igreja.
Oposição do Governo, porque a população de Canudos parou de pagar impostos ao governo, além de que seu povoado tinha um regime monárquico, fato que possivelmente ameaçaria a república.  E dos latifundiários, porque sua população eram ex-trabalhadores que abandonavam o emprego para seguir Ântonio Conselheiro.

Texto por: Instant Info

Cangaço


O cangaço foi um movimento rural nordestino muito violento, e durou de 1870 até 1940.   
O movimento era composto por cangaceiros que inicialmente eram jagunços que trabalhavam para os latifúndiarios (coronéis) e depois se tornaram independentes deles.
O cangaço tem suas origens em questões sociais e fundiárias do Nordeste brasileiro, caracterizando-se por ações violentas de grupos ou indivíduos isolados: assaltavam fazendas, sequestravam coronéis (grandes fazendeiros) e saqueavam comboios e armazéns. Não tinham moradia fixa: viviam perambulando pelo sertão brasileiro, praticando tais crimes, fugindo e se escondendo.
O Cangaço pode ser dividido em três subgrupos: os que prestavam serviços esporádicos para os latifundiários; os "políticos", expressão de poder dos grandes fazendeiros; e os cangaceiros independentes, com características de banditismo.
Texto por: Wikipédia e Instant Info
Imagens: Google




Texto Comparativo

Diferentemente do Cangaço, Canudos foi um movimento (rural) religioso que pregava a fé e justíça, enquanto o Cangaço foi um movimento bastante violento. Ambos foram movimentos da época da primeira república, que demonstravam insatisfação com o governo. Antônio Conselheiro e Lampião (Virgulino) que tiveram papéis de líder nos movimentos citados, foram mortos antes do fim do movimento. Além de que Canudos foi dizimado numa guerra definitiva, pois sua resistência era grande. Já o cangaço, teve seu fim aos poucos. 


Postagem por: Érica